Posted by SCRUMstudy® on October 25, 2024
Categories: Iterative Development Product Backlog Scrum Scrum Master Scrum Team
A adoção do Scrum Master envolve a integração da estrutura do Scrum em práticas organizacionais para aumentar a agilidade e entregar valor. Este processo de adoção se concentra em equipar os Scrum Masters com conhecimento abrangente dos princípios, funções e cerimônias do Scrum, garantindo que eles facilitem a colaboração e a comunicação eficazes dentro das equipes. Ao adotar os valores do Scrum de comprometimento, coragem, foco, abertura e respeito, as organizações promovem uma cultura de melhoria contínua e planejamento adaptativo. Por meio dessa adoção, os Scrum Masters orientam as equipes na otimização da produtividade, no gerenciamento de complexidades e na entrega de produtos de alta qualidade que atendem às expectativas das partes interessadas.
O Scrum ajuda as organizações a se tornarem mais flexíveis e abertas a mudanças. No entanto, é importante entender que, embora a estrutura do Scrum enfatize a flexibilidade, também é importante manter a estabilidade durante todo o processo de mudança. Da mesma forma que a rigidez extrema é ineficaz, a flexibilidade extrema também é improdutiva. A chave é encontrar o equilíbrio certo entre flexibilidade e estabilidade, porque a estabilidade é necessária para que o trabalho seja feito. Portanto, o Scrum usa a entrega iterativa e suas outras características e princípios para atingir esse equilíbrio. O Scrum mantém a flexibilidade, pois as Solicitações de Mudança podem ser criadas e aprovadas a qualquer momento durante o projeto; no entanto, elas são priorizadas quando o Backlog Priorizado do Produto é criado ou atualizado. Ao mesmo tempo, o Scrum garante que a estabilidade seja mantida mantendo o Backlog do Sprint fixo e não permitindo interferência com o Time Scrum durante um Sprint.
No Scrum, todos os requisitos relacionados a um Sprint em andamento são congelados durante o Sprint. Nenhuma mudança é introduzida até que o Sprint termine, a menos que uma mudança seja considerada significativa o suficiente para interromper o Sprint. No caso de uma mudança urgente, o Sprint é encerrado e a equipe se reúne para planejar um novo Sprint. É assim que o Scrum aceita mudanças sem criar o problema de alterar as datas de lançamento.
Devido à sua natureza iterativa e aos conceitos de controle de processo empírico de transparência, inspeção e adaptação. A implementação do Scrum deve incorporar flexibilidade. O Scrum fornece um mecanismo adaptativo para gerenciamento de projetos no qual uma mudança nos requisitos pode ser acomodada sem impactar significativamente o progresso geral do projeto. Portanto, torna-se possível (e necessário) adaptar-se às realidades empresariais emergentes como parte do ciclo de desenvolvimento.
A flexibilidade no Scrum é alcançada por meio de cinco características principais:
. Desenvolvimento iterativo de produtos
. Time-boxing
. Equipes multifuncionais
. Priorização baseada no valor do cliente
. Integração contínua
Uma das características mais definidoras da framework do Scrum é que ela é tolerante a mudanças e adaptável. O Scrum não promove a determinação e o estabelecimento firme de planos com muita antecedência porque opera na premissa de que a entrega do projeto está exposta a mudanças e riscos. O resultado é um alto grau de flexibilidade e tolerância à mudança. O projeto é planejado, executado e entregue de forma incremental, portanto, normalmente é fácil incorporar mudanças ao longo do processo.